PLATAFORMAS DE PETRÓLEO NECESSITAM DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE GRANDE RESISTÊNCIA

A produção de petróleo no Brasil tem crescido muito nos últimos anos. Há cerca de 2 décadas o petróleo brasileiro era, em sua maioria, oriundo de importações. Atualmente, o país já detém a autossuficiência do produto, ou seja, já produz o suficiente para atender ao mercado interno, além de estar na segunda posição na América Latina (atrás apenas da Venezuela) e em 17º no ranking mundial. Estima-se que nos próximos anos o crescimento da produção vai acelerar ainda mais, o que vai fazer o país subir na classificação.


Também chamadas de FPSO – Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (em inglês: Floating, Production, Storage and Offloading), as plataformas de petróleo brasileiras estão, na sua maioria, localizadas em alto mar, o que cria uma necessidade de produção própria de eletricidade para o seu funcionamento. Esta energia é obtida através de unidades termelétricas autônomas localizadas na própria FPSO, tendo geração de energia independente para que seja assegurada a alimentação elétrica para todos os processos de produção da unidade. Ao mesmo tempo, para segurança, existe também um sistema de energia de emergência para suprir as necessidades essenciais para o caso de interrupção desta energia.


Em razão de tudo isso, as FPSOs possuem um grande e complexo sistema de distribuição de energia elétrica com uma enorme quantidade de fios e cabos. Para o bandejamento, organização e distribuição segura e eficiente destes condutores, são necessários leitos fortes e robustos, produzidos com materiais de altíssima qualidade e com alta resistência a corrosão, afinal as condições atmosféricas nas plataformas de petróleo em alto mar são altamente severas.


A Maxtil é uma grande fornecedora de equipamentos para instalações elétricas em plataformas de petróleo, como leitos navais, eletrocalhas, perfilados e acessórios. São produtos diferenciados, de grande durabilidade e de excelente qualidade, que se adequam às necessidades dos projetos offshore, proporcionando segurança e desempenho para todo o sistema.


Baixe nosso catálogo de produtos:

https://www.maxtil.com.br/_files/ugd/bbf8a1_a7957228d6484cf39bc2705a510fbf7e.pdf