LIMPEZA PERIÓDICA DE ELETROCALHAS. PORQUE É IMPORTANTE?

Na forma de bandejas metálicas, as eletrocalhas podem sustentar agrupamentos de praticamente todos os tipos de fios e cabos. Elas são quase sempre vistas expostas no teto de diversos tipos de edificação. Estão sempre presentes em ambientes como: fábricas, indústrias, galpões, hangares, shopping centers, edifícios comerciais e residenciais, etc.


Mas qualquer tipo de equipamento precisa de uma limpeza periódica... com as eletrocalhas não é diferente. A falta de limpeza nas instalações pode ocasionar diversos danos, tanto na parte física, quanto à saúde das pessoas que circulam no local.


Em fábricas onde são processados materiais como plásticos, borrachas ou outras substâncias inflamáveis, fragmentos destas matérias-primas, com o passar do tempo, podem se alojar nas eletrocalhas expostas, assim este acúmulo nos fios podem causar curto-circuitos e focos de incêndio.


Além disso, o acúmulo de poeira e outras sujeiras no sistema pode prejudicar a respiração das pessoas que trabalham no local. A parte estética do ambiente também pode ficar prejudicada, afinal não é nada agradável olhar para cima e ver as instalações sujas e empoeiradas, não é?


Por isso, é sempre recomendado efetuar a limpeza da instalação com frequência. A periodicidade da higienização das eletrocalhas dependerá do tipo de trabalho realizado dentro do estabelecimento onde se encontra o sistema.


Em espaços como fábricas e galpões, ambientes em que há mais acúmulo de poeira e resíduos inflamáveis, recomenda-se que a limpeza seja realizada a cada 6 meses.

Também é recomendado que a limpeza das instalações de eletrocalhas seja realizada em estabelecimentos onde foi realizado algum tipo de obra de reforma ou construção, afinal a poeira que esse tipo de serviço gera certamente acumulou resíduos em todo o sistema.


Como funciona a limpeza de eletrocalhas?


Geralmente, a limpeza de eletrocalhas é realizada com espanador eletrostático e/ou aspirador de pó industrial. Estas são as formas mais convencionais de limpeza, no entanto existem outras formas especiais que algumas empresas especializadas praticam.


Por motivos de segurança, o ideal que é a energia elétrica que passa pelo sistema à ser higienizado seja desligada. Isso é para evitar acidentes com o profissional que vai efetuar o serviço, principalmente quando há muito tempo que não é realizada uma manutenção.


É sempre recomendado que a limpeza das eletrocalhas seja realizada por profissionais qualificados e paramentados com todas as EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessárias para o serviços.