top of page

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS HOSPITALARES NECESSITAM DE UM BANDEJAMENTO ESPECIAL

Qualquer obra hospitalar é sinônimo de um projeto complexo, com muitos detalhes específicos. O conforto e segurança dos pacientes, bem como toda a infraestrutura para a instalação dos equipamentos de uso dos médicos e enfermeiros, são de alta relevância no desenvolvimento da instalação elétrica desta edificação.


Hospitais e sistemas de saúde em geral requerem um projeto elétrico industrial especial com normas, sistemas de alimentação e de proteção próprios para toda a infraestrutura elétrica. A instalação elétrica hospitalar está relacionada a equipamentos que precisam de um cuidado especial, não apenas na hora do projeto e construção, mas também para manter a manutenção e limpeza preventiva e preditiva dos sistemas elétricos de forma periódica.


Além de cuidar da segurança de operários e usuários, as instalações elétricas hospitalares precisam ser bem projetadas e construídas para evitar distúrbios que poderiam provocar o mau funcionamento e até o desligamento de aparelhos vitais para o paciente.


Na verdade, poucas pessoas pensam em segurança elétrica ao passar por procedimentos dentro de um hospital, ou, então, quando leva seu pet para um tratamento em um hospital veterinário. Mas o fato é que é de extrema importância observar a condição das instalações elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), a fim de prevenir acidentes como choques, incêndios e a falta de energia que sustenta a vida de pacientes. Para evitar esses problemas, é preciso que os profissionais atuantes na área (técnicos, engenheiros, arquitetos, enfermeiros e médicos) estejam em sintonia desde os projetos arquitetônicos até as equipes de manutenção de dentro do hospital, as quais devem cumprir com o plano de manutenção de cada sistema ou equipamento.


Quanto ao bandejamento dos fios e cabos elétricos, cabos de dados, voz, imagens e outros, estes precisam de um equipamento adequado para garantir a proteção de todo o sistema. Eletrocalhas perfuradas e principalmente as aramadas são ideais, dada a segurança que proporciona e facilidade de limpeza.


Os arames electrosoldados da eletrocalha aramada oferecem maior visibilidade e facilidade de manutenção nas instalações eletromecânicas hospitalares, além de evitar o superaquecimento do sistema. Seu design especial não permite o acúmulo de poeira e umidade, fatores fundamentais para garantir a higiene de todo o sistema.


A Maxtil tem a sua disposição uma linha completa de eletrocalhas aramadas e perfuradas, perfilados, dutos, além de uma infinidade de acessórios ideais para projetos hospitalares, todos produzidos com matéria prima da mais alta qualidade.


Baixe nosso catálogo de produtos:

https://www.maxtil.com.br/_files/ugd/bbf8a1_a7957228d6484cf39bc2705a510fbf7e.pdf

Comments


bottom of page