FIOS ELÉTRICOS E CABOS ELÉTRICOS: QUAIS AS DIFERENÇAS?

Você saberia me dizer quais são as diferenças entre fios e cabos elétricos, e como devem ser empregados? Embora ambos tenham em comum o fato de serem condutores elétricos, há uma série de características que os diferem um do outro.


Os fios elétricos são condutores que possuem apenas um condutor sólido, um único e espesso filamento, e por isso são rígidos. Por conta disso, seu manuseio deve ser feito com cuidado para não ser danificado o isolamento do produto.


Já os cabos elétricos são compostos por diversos condutores menores que são vários filamentos finos agrupados, o que lhes dá maleabilidade em situações que se precise fazer curvas com o produto, facilitando assim sua colocação dentro dos eletrodutos.


Se você acha que as diferenças param por aí, fique atento e confira nossa lista enumerando as principais características que diferem os cabos elétricos dos fios elétricos:


Os cabos elétricos são condutores formados por vários fios entrelaçados. Ao contrário dos fios elétricos, os cabos são mais flexíveis e suportam mais dobragem, fator que faz com que eles estejam presentes em muitos projetos de distribuição elétrica em diversos tipos de estabelecimentos.

De maneira geral, cabos elétricos são utilizados para realizar a ligação entre duas partes de um circuito, podendo ser submetido a maiores processos de dobragem em relação aos fios. É possível encontrar boa parte dos cabos elétricos em eletrodomésticos e instalações com muitas curvas em seu projeto de distribuição.


Os fios elétricos são condutores formados por um único e sólido fio condutor, contando com uma secção constante metálica. Eles são mais rígidos que os cabos elétricos e podem ser encontrados em projetos de distribuição elétrica no qual não serão dobrados.


Contudo, apesar da diferença no que se refere à quantidade de fios condutores e flexibilidade, tanto os fios quanto os cabos elétricos não aceitam emendas comuns. Em caso de emenda, é preciso recorrer ao uso de conectores apropriados ou se utilizar de estanho com solda eletrônica.


Na hora de fazer seu projeto de distribuição elétrica, adquira os eletrodutos com quem prioriza o padrão de qualidade em seus produtos. Entre em contato com a Maxtil.