COMO DEFINIR O SISTEMA DE BANDEJAMENTO CERTO PARA O SEU PROJETO?

A escolha do sistema de bandejamento é uma decisão importantíssima para um projeto de instalação elétrica, em especial para obras de médio e grande porte onde são utilizados um número muito maior de fios e cabos.


Na elaboração desta infraestrutura é necessário levar em consideração itens fundamentais como os produtos a serem adquiridos, suas matérias-primas e normas de segurança.


A ESCOLHA DA ELETROCALHA

Não tenha dúvidas de que a eletrocalha e seus acessórios serão um dos equipamentos mais utilizados na sua infraestrutura elétrica. A definição do modelo liso, aramado, perfurado (com ou sem tampa), deve ser feita considerando fatores de segurança durante a operação, verba para aquisição, montagem e manutenção, como por exemplo:


•Necessidade de ventilação dos fios e cabos;

•Acúmulo de água em caso de instalações externas, nas quais os equipamentos ficam sujeitos às condições climáticas, ou mesmo devido as frequentes lavagens para higienização, comuns nas indústrias alimentícias;

•Acúmulo de partículas em suspensão presentes no ambiente e que apresentam risco de incêndio;

•Presença de animais roedores ou pássaros;

•Entre outros fatores.


NORMAS DE SEGURANÇA


Eletricidade é um fenômeno manipulável pelo ser humano, desta forma existe uma série de normas e recomendações estabelecidas para os profissionais desta área. Para o caso de montagem de uma infraestrutura elétrica com bandejamentos, em especial, deve ser aplicada a NBR 5410, a qual adverte os profissionais sobre as normas básicas de instalações elétricas, para que as mesmas não ofereçam riscos e tenha funcionamento adequado.


No entanto, a norma NBR 5410 não estabelece limites de ocupação para uma quantidade de cabos em sistemas de bandejamento, assim recomendamos que os cabos sejam dispostos em uma única camada e que não seja excedido determinado volume de material combustível por metro linear de linha elétrica.


PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA A INSTALAÇÃO


Para garantir a segurança de sua obra, confie sempre o projeto, execução e manutenção a profissionais habilitados e qualificados. Nunca permita que pessoas não preparadas realizem ou participem da instalação, como também jamais utilizar a premissa do “faça você mesmo”.


Um bom sistema de bandejamento é uma das garantias de uma instalação elétrica segura e confiável. Desta forma, você pode contar com os equipamentos da Maxtil para o seu projeto. São produtos da mais alta qualidade que atendem a todas as obras de pequeno, médio e grande porte.


Baixe nosso catálogo e confira:

https://www.maxtil.com.br/_files/ugd/bbf8a1_69dbcffe6eaf4e72a9aa5d4adf2560be.pdf?index=true