top of page

A IMPORTÂNCIA DO BANDEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FIOS E CABOS

Todas as edificações como edifícios, indústrias, comércios, etc., devem se preocupar com o bandejamento, organização e distribuição de fios e cabos nas instalações eletromecânicas por várias razões importantes. Vamos citar as mais relevantes para você conhecer um pouco mais sobre o assunto:


Segurança: A segurança é a principal preocupação quando se trata de sistemas elétricos. O bandejamento e a organização adequada dos fios e cabos ajudam a prevenir acidentes, afinal, fios desorganizados podem entrar em contato uns com os outros, causando faíscas, curtos-circuitos, incêndios e outros acidentes elétricos.


Manutenção e reparo mais fáceis: Uma instalação de fios e cabos bem organizada torna a manutenção e os reparos mais rápidos e eficientes. Quando os fios estão dispostos de maneira ordenada em bandejas ou dutos, é mais simples identificar e acessar os componentes que precisam de reparo ou substituição. Isso reduz o tempo de inatividade da produção e os custos de manutenção.


Evitar interferências eletromagnéticas: A proximidade indevida de cabos elétricos com outros cabos de rede de dados, voz e imagem podem resultar em interferências prejudiciais. Isso pode afetar o funcionamento de diversos equipamentos do estabelecimento. Organizar adequadamente os cabos e fios ajuda a eliminar essas interferências.


Durabilidade e vida útil dos cabos: Fios e cabos elétricos que estão bem protegidos e organizados tem uma vida útil mais longa. A exposição a elementos adversos, como umidade, poeira e produtos químicos, pode acelerar a degradação dos cabos. Manter esses cabos em condições ideais de armazenamento, limpeza e proteção ajuda a prolongar sua durabilidade.


Eficiência energética: A organização adequada dos cabos e fios elétricos pode ajudar a otimizar o fluxo de energia nas instalações. Isso pode resultar em menor perda de energia devido à resistência elétrica, o que, por sua vez, leva a uma eficiência energética aprimorada e a menores custos operacionais.


Facilitar a expansão e a adaptação: À medida que as necessidades do estabelecimento mudam, pode ser necessário adicionar ou reconfigurar sistemas elétricos. Se os fios e cabos estiverem organizados desde o início, será mais fácil fazer modificações e expandir a capacidade elétrica sem interromper a produção.


Sua empresa pode contar com a qualidade e eficiência dos produtos MAXTIL no bandejamento, organização e distribuição de fios e cabos nas instalações eletromecânicas.


Entre em contato com um representante Maxtil de sua região ou nos chame pelo WhatsApp: 11 98354-2158


Baixe também nosso catálogo de produtos para conhecer toda a nossa linha de equipamentos:

https://www.maxtil.com.br/_files/ugd/bbf8a1_a7957228d6484cf39bc2705a510fbf7e.pdf

Comentários


bottom of page