A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE PERFILADOS

A utilização de fios e cabos é imprescindível em qualquer instalação de condutores de eletricidade, dados ou telefonia. O problema é que, quando expostos, esses produtos acabam prejudicando a estética do local. Além disso, fios e cabos exposto correm maior risco de sofrerem danos, o que tende a prejudicar as instalações como um todo.


Mas existe um peça projetada especialmente para ordenar a distribuição dos fios, ocultá-los e protegê-los, tornando o sistema mais eficiente: são os perfilados metálicos.


Confira algumas dicas para uma boa instalação de perfilados em sua obra:


Avalie a quantidade de perfis necessária.

O uso dos perfis metálicos é muito comum em locais públicos e com instalações elétricas complexas, como shoppings, fábricas, hipermercados, etc. Por conta disso, é comum que haja uma grande quantidade de fios a ser coberta.

Assim, é necessário estimar a metragem necessária de cabos para distribuir pelo local, assim como os perfilados. Para evitar tanto sobras quanto faltas de materiais, é importante fazer um projeto elétrico detalhado das instalações, com o objetivo de coordenar tanto a compra de tudo que é necessário para tirá-la do papel, quanto da mão de obra necessária para fazê-lo.


Faça um projeto para incorporá-los à decoração.

O perfilado pode se tornar um aliado na decoração, principalmente em locais de inspiração contemporânea.

É possível, por exemplo, fazer com que o perfilado se transforme em uma espécie de base para lustres e luminárias. Usando a criatividade, este elemento pode trabalhar a favor da decoração do ambiente.

Da mesma maneira, o uso estratégico dos perfilados por reduzir o custo de realização do projeto. Por exemplo: no caso da iluminação, basta contar com um ponto para instalar diversas lâmpadas, sem a necessidade de investir no rebaixamento em gesso ou em pontos de luz embutidos no material. Basta instalá-los no perfilado, em uma posição adequada para valorizar o ambiente.

Entretanto, por mais que o equilíbrio com a decoração seja importante, não deve-se abrir mão da funcionalidade em prol da estética: os fios devem estar sempre organizados e bem distribuídos, de modo a evitar panes e acidentes.


Invista em perfilados bem acabados.

Infelizmente existem disponíveis no mercado perfilados de péssima qualidade. Recomendamos que estes nunca sejam utilizados pois podem comprometer a segurança de sua instalação proporcionando prejuízos, bem como um acabamento ruim comprometendo a estética e decoração do ambiente. Utilize sempre peças resistentes e com bom acabamento.


Consulte a Maxtil antes de projetar a instalação de seus perfilados. Temos as melhores opções do mercado e podemos indicar as melhores soluções para seu projeto.