top of page

A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DE FIOS E CABOS

Fios e cabos são equipamentos fundamentais para o funcionamento de edificações e estabelecimentos de qualquer porte, seja comercial, industrial ou residencial. A conservação inadequada de fios ou cabos de qualquer tipo (elétricos, rede de dados, voz, imagem e outros) pode danificar o isolamento, o que aumenta o risco de acidentes e prejudica a transmissão. Portanto, manter toda a instalação em bom estado é fundamental para garantir a vida útil dos cabos e evitar problemas futuros.



Mas como manter a vida útil de fios e cabos?


A primeira dica é fazer a instalação de maneira ordenada e organizada, sem deixá-los amontoados, a fim de evitar dobras que podem danificar os fios por dentro da capa. A aglomeração de condutores também pode contribuir com o aumento de temperatura de trabalho de todo o conjunto, o que pode ser ainda pior se estiverem enclausurados sem as devidas providências. Com isso podem ocorrer curtos-circuitos na instalação.


Outro cuidado muito importante para prolongar a vida útil de fios e cabos é não exigir dos condutores o que está além da capacidade deles. Para isso os cuidados começam desde a obra com o correto dimensionamento da instalação, o qual que deve sempre ser realizado por um profissional eletricista capacitado.

O dimensionamento adequado vai prever um cabeamento conforme as normas técnicas, além da devida proteção por meio de dispositivos instalados nos quadros e painéis elétricos.


Lembre-se também que, ao aumentar a produção ou adquirir equipamentos e máquinas mais potentes, toda a rede elétrica deve ser revista e aprimorada a fim de atender à nova demanda.

Jamais faça ligações provisórias e "puxadinhos" para acomodar novos processos e também nunca utilizar, em excesso, filtros de linha, extensões e benjamins para ligar na mesma tomada diversos equipamentos. Essas práticas podem danificar os equipamentos e reduzir a sua vida útil, além de possibilitar um grande risco de eletrochoques e incêndios por superaquecimento e curtos-circuitos.


Realize periodicamente manutenções preditivas e preventivas através de um profissional qualificado em toda a sua instalação. Este eletricista deve diagnosticar a rede de seu estabelecimento e apontar todos os pontos de falhas e desperdícios de forma detalhada e minuciosa para a realização das devidas correções.


Organização é tudo!


Organização não é uma questão puramente estética. Além de descomplicar o dia a dia, eliminar emaranhados de fios e cabos elétricos vai aumentar a proteção deles e proporcionar segurança para o seu estabelecimento.

Existe uma série de componentes e dispositivos que impactam diretamente na conservação de fios e cabos em diferentes cenários de instalação.


A Maxtil tem a sua disposição os melhores equipamentos do mercado para a proteção e organização de sua instalação. São eletrocalhas, perfilados, leitos para cabos e diversos outros produtos que são bases de sustentação e passagem para diversos tipos de cabos ou fios de eletricidade.


Baixe nosso catálogo de produtos:

https://www.maxtil.com.br/_files/ugd/bbf8a1_a7957228d6484cf39bc2705a510fbf7e.pdf


Comentários


bottom of page